Graduação em Medicina

 

1.      Contexto Institucional da FACENE/RN

 

A FACENE/RN, como instituição educacional, destina-se a promover a educação superior, contribuindo para o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua formação profissional. Assume a integração entre o ensino, a investigação científica e a extensão como a base epistemológica da formação acadêmica, criativa, crítica e reflexiva, essencial à inserção do egresso no mundo do trabalho. 

A enunciação da sua missão é: “Ser referência no ensino das Ciências da Saúde com Responsabilidade Social transformando o ensino, a pesquisa 

 

A Faculdade Nova Esperança de Mossoró é uma instituição privada de ensino superior, criada e mantida pela Escola de Enfermagem Nova Esperança Ltda., pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, com sede e foro na cidade de João Pessoa/PB.

Suas instalações, corpo docente e equipamentos de última geração foram adquiridos para dar a melhor qualificação aos Médicos que serão formados pela Instituição, com o intuito de oferecer os melhores profissionais do mercado em dedicação, conhecimento teórico e prático, para atender à população carente do nosso Município, do Estado, da região e do nosso País como um todo.        

Só assim atingiremos aquilo que a Faculdade Nova Esperança de Mossoró se propõe a fazer, que é capacitar Médicos voltados para a humanização da saúde, aptos a desenvolver suas tarefas o mais dedicadamente possível.

1.1 Breve Histórico

A Faculdade Nova Esperança de Mossoró/RN obteve o seu recredenciamento junto ao MEC através da Portaria nº 1282, de 05 de outubro de 2017, e a autorização para o Curso de Medicina através da Portaria nº 833, de 28 de novembro de 2018. Normatiza-se pelo seu Regimento Interno, pela legislação da educação superior e, no que couber, pelo Estatuto da Mantenedora.

A Mantenedora da FACENE/RN tem, com sua mantida, relações de forma a garantir a existência de órgãos colegiados deliberativos de que participam os segmentos da comunidade institucional, permitindo a autonomia didático-pedagógica do corpo docente.

1.2  Missão

A FACENE/RN, como instituição educacional, destina-se a promover a educação superior, contribuindo para o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua formação profissional. Assume a integração entre o ensino, a investigação científica e a extensão como a base epistemológica da formação acadêmica, criativa, crítica e reflexiva, essencial à inserção do egresso no mundo do trabalho. 

A enunciação da sua missão é: “Ser referência no ensino das Ciências da Saúde com Responsabilidade Social transformando o ensino, a pesquisa e a extensão em um instrumento capaz de atuar de forma competente na transformação da sociedade”. 

A missão da FACENE/RN evidencia o investimento no processo de ensino aprendizagem, que capacita os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação, e desta forma, contribuir para o desenvolvimento do município de Mossoró, do Estado do Rio Grande do Norte, da região Nordeste e do Brasil. 

A busca da excelência do ensino constitui-se numa diretriz basilar para permitir a implantação de propostas educacionais arrojadas, e para enfrentar a amplitude e a diversidade da demanda de profissionais especializados. Esta concepção norteou a Mantenedora da FACENE/RN na formulação de sua missão para: 

·         Promover a preparação e o aperfeiçoamento de profissionais por meio do desenvolvimento, da disseminação do conhecimento e da capacitação mediante um modelo de atuação autossustentável; 

·         Criar, instalar e manter cursos superiores e técnicos na área da saúde, bem como realizar convênios com outras instituições, com a finalidade de ampliar o alcance de seus objetivos. 

 

2. O Curso de Graduação em Medicina da FACENE/RN

2.1 Objetivos do Curso

Gerais

·         Formar médicos generalistas com competências técnica-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa e ética para o exercício profissional de Medicina no contexto da atenção básica e em serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde - SUS, visando à qualidade da atenção em saúde prestada aos cidadãos.

·         Formar médicos para intervir nos problemas de saúde da população, considerando fatores sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais que influenciam o processo saúde/doença dos indivíduos, famílias e comunidades do município de Mossoró e região oeste do estado do Rio Grande do Norte.

 

Específicos

·         Ter como base as diretrizes curriculares nacionais como: contribuição para a inovação e a qualidade do projeto pedagógico, orientando o currículo do Curso de Graduação em Medicina para um perfil acadêmico e profissional médico generalista abrangendo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde e de um egresso que incluam as atividades em urgência e emergência. Este currículo deverá contribuir, também, para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto educacional de pluralismo e diversidade cultural;

·         Ministrar os conteúdos essenciais contidos na estrutura curricular através das atividades teóricas, práticas, complementares e estágio curricular supervisionado, de forma integrada e criativa, considerando as realidades social, cultural, sanitária e epidemiológica nacional, estadual e municipal;

·         Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional do médico generalista e apto em urgência e emergência médica, articuladas aos contextos sócio-político-cultural nacional, estadual e municipal dentro do SUS;

·         Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica como a pesquisa e a extensão;

·         Considerar o contexto educacional do território e região, associando a missão do curso para o desenvolvimento de competências e habilidades direcionadas a prática médica pautada nas necessidades regionais e o seu impacto social;

·         Exercitar a sistematização da integralidade da assistência, por meio de estudos de caso, abrangendo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do cliente, família e comunidade, fundamentada no marco referencial deste curso;

·         Exercitar a investigação científica como atividades de pesquisa e extensão e a educação em saúde como atividades fundamentais na integralidade da atenção em saúde;

·         Promover a inserção dos docentes e discentes nas ações de saúde promovidas pelos sistemas de saúde do município de Mossoró e do Estado do Rio Grande do Norte;

·         Exercitar a prática médica baseada nas necessidades sociais de saúde, territoriais e loco regionais, considerando as peculiaridades regionais que influenciam no processo saúde-doença;

·         Desenvolver uma atuação médica flexível, ética, empática, atual e atenta às necessidades emergentes e reemergentes de saúde considerando a diversidade e inclusão

 

2.2  Perfil do Egresso.

 O Curso de Graduação em Medicina da FACENE RN apresenta como perfil do formando egresso/profissional o médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Para uma formação integral do médico, é necessária articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, desdobrando-se nas seguintes áreas: I - Atenção à Saúde; II - Gestão em Saúde; e III - Educação em Saúde.

No que se refere à Atenção à Saúde, o egresso será formado para considerar sempre as dimensões da diversidade biológica, subjetiva, étnico-racial, de gênero, orientação sexual (Resolução CNE/CES 3/2014), socioeconômica, política, ambiental, cultural, ética e demais aspectos que interagem no processo de formação da diversidade humana que singularizam cada pessoa ou cada grupo social.

No tocante à Gestão em Saúde, o médico deve ser capaz de compreender os princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde, e participar de ações de gerenciamento e administração para promover o bem-estar da comunidade. No eixo Educação em Saúde, o médico deverá ser corresponsável pela própria formação inicial, continuada e em serviço, pela própria autonomia intelectual, responsabilidade social, ao mesmo tempo em que se compromete com a formação das futuras gerações de profissionais de saúde, e o estímulo à mobilidade acadêmica e profissional.

Portanto, o egresso de Medicina da FACENE/RN deve ser capaz de se comunicar de maneira efetiva, dispor de um raciocínio clínico, tomada de decisão, atuação com base em valores e ética, ser crítico e reflexivo em sua prática clínica diária a serviço do indivíduo, família e da comunidade, capaz de atuar em equipe multidisciplinar e interdisciplinar. Para além disso, deve ser capaz de desenvolver um trabalho interprofissional, com atuação ativa e flexível, mediada por tecnologias e inovação da comunicação em saúde, visto que, a formação baseada por competências a partir do currículo integrado permite o desenvolvimento e fortalecimento de competências gerais, específicas e colaborativas, as quais são de extrema necessidade à formação médica atual.

2.3 Público-Alvo

Pessoas interessadas em atuar no mercado de trabalho como médicos e profissionais da saúde, visando atender à crescente demanda do mercado regional e nacional nas mais diferentes especialidades médicas.

O aluno deve adquirir, ao longo do Curso, conhecimentos fundamentais nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Mental e Medicina da Família e Comunidade, que o tornem competente para prestar assistência médica de qualidade, para atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes. Sua formação deve contemplar o exercício profissional dentro de princípios éticos e humanistas bem estabelecidos. Objetiva-se, também, desenvolver no aluno as habilidades de comunicação, gestão e liderança e trabalho em equipe, essenciais para um desempenho profissional de qualidade em nível individual e social.

Como locais de trabalho temos: postos de saúde; clínicas e hospitais, privados e públicos; centros de pesquisa; laboratórios; consultório próprio ou de terceiros; magistério.

Para aqueles que estiverem interessados em ingressar no curso de Graduação em Medicina da FACENE/RN será necessário que os candidatos estejam em fase de conclusão ou já concluíram o ensino médio como também alunos de outras Instituições de Ensino Superior que queiram solicitar transferência de outro curso de medicina.

2.4 O Projeto Pedagógico:

Encontra-se à disposição de toda comunidade acadêmica na biblioteca da instituição e na coordenação de curso.


 2.5 Estrutura do Curso:

Duração:  6 anos (12 semestres).

Vagas anuais: 113 vagas.

Turno: Integral.

Carga horária total do curso: 8.640h

O curso assume a estrutura curricular com ênfase no formato horizontal, onde os temas transversos (Sistema Único de Saúde; Saúde da Família; Epidemiologia; Ética; Cidadania; Processo Saúde-Doença, Meio Ambiente, Programas de Saúde do Ministério, Cultura Afro indígena, Medicina e Trabalho, Gestão e Liderança em Saúde, Saúde Coletiva, Medicina Geral de Família e Comunidade, Cuidado e outros) funcionam como elementos de integração. Esta estruturação busca possibilitar a formação do médico generalista, crítico, reflexivo, competente nos aspectos científico, técnico, social, político, ético/bioético e habilitado a intervir no processo saúde-doença, tendo o cuidado como o eixo estruturante da atenção em saúde.

A base principal da construção do Projeto Pedagógico e do Currículo foram as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (Resolução CNE/CES nº 3, de 20/06/2014). Entende-se a medicina como prática social, determinada e determinante das condições de saúde da população, objetiva-se o preparo de um profissional capaz de assumir seu papel de sujeito na história, subsidiando-o para o trabalho nos diferentes níveis de atenção dentro dos princípios que regem o Sistema Único de Saúde.

A formação do médico na FACENE/RN está alicerçada nas características regionais, nas condições objetivas da Instituição formadora e nos serviços de saúde, possibilitando uma formação de cunho generalista, visando um profissional da saúde comprometido com a transformação da realidade social, por meio de uma ação competente tanto técnica como política. A dinâmica curricular adotada pelo curso pretende subsidiar o aluno para uma leitura crítica dos problemas de saúde do País e seus impactos locais e regionais que deverão ser assumidos pelo egresso como imperativo ético para definir sua forma de inserção no mercado de trabalho.

O presente curso de medicina privilegia a interdisciplinaridade da formação dos alunos, tendo em vista a necessidade de construção de um conhecimento sólido que responda, efetivamente, à terminalidade do processo ensino-aprendizagem e às exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Também, é preciso destacar que a interdisciplinaridade utilizada permite preparar profissionais abertos, flexíveis, solidários, democráticos e críticos. O mundo atual precisa de profissionais com uma formação cada vez mais polivalente para enfrentar uma sociedade na qual a palavra mudança é um dos vocábulos mais frequentes e onde o futuro tem um grau de imprevisibilidade como nunca em outra época da história da humanidade. É com esta visão interdisciplinar que foi construída a matriz curricular do Curso de Medicina da FACENE/RN.

A matriz curricular busca integrar o conhecimento das várias áreas. Para uma efetivação no planejamento e acompanhamento da execução dessa matriz, o Coordenador do Curso desempenha papel integrador e organizador dos trabalhos desenvolvidos pelo seu NDE, em parceria com os professores e alunos. A visão da organização curricular justifica a opção por uma matriz que agrega muitas inovações, rompendo com a estrutura formal aplicada anteriormente na formação em Medicina, passando a ser compreendido como um curso que possibilita a articulação dos vários saberes necessários para entender o homem em suas múltiplas necessidades: aspectos sociais, econômicos, culturais, éticos, afetivos, relacionais e os biológicos.

O Curso de Graduação em Medicina da FACENE/RN é presencial e de horário integral. A carga horária total do curso é de 8.560 horas, distribuídas em 6 anos (12 semestres), contemplando todas as atividades acadêmicas previstas neste PPC.

Funciona em regime de seriado semestral, com duração mínima de seis anos letivos (doze semestres ou períodos de ensino) e máximo de nove anos letivos (18 semestres ou períodos de ensino). A carga horária total do curso é de 8.640 horas obrigatórias, ministradas de acordo com a distribuição semanal de atividades pedagógicas

2.6 Diferenciais do Curso de Graduação:

·         Integração de disciplinas – construção de um currículo com base em conteúdos e não em disciplinas, buscando reduzir a fragmentação. A estrutura modular substitui a tradicional estrutura por disciplinas isoladas. Isto não significa o desaparecimento de seus conteúdos, mas sim a prática da tão recomendada integração e interdisciplinaridade;

·         Conteúdos dos módulos temáticos – os temas dos módulos são construídos baseados nas competências, isto é: que competências eu quero desenvolver nos alunos para que os conteúdos dos módulos temáticos sejam gerados.

·          Resposta à crescente e incontrolável sobrecarga de informações que envolvem o ensino médico. Não é possível ensinar todos os conteúdos. Por outro lado, muitos dos conhecimentos básicos e clínicos em pouco tempo estão ultrapassados. Além disso, a velocidade em que esses conteúdos são produzidos é imensa, sobretudo nas últimas décadas conforme figura 3 que mostra o gráfico da escala de crescimento do conhecimento humano de 1950 até 2002. Nesse sentido, o currículo deve se concentrar nos conhecimentos que são fundamentais de cada área e fornecer ao aluno uma formação mais geral e que permita a busca de atualização constante;

·         Integração entre ciclo básico-formação clínica por meio da abordagem em espiral dos conteúdos: assumindo esta articulação como desafio a ser superado de forma processual, a participação de docentes oriundos das ciências básicas e clínicas;

·         Unidades básicas de saúde passam a se constituir em espaço didático para a formação de graduados do curso de medicina;

·         Início de atividades práticas, compatíveis com sua competência, através de aprimoramento dos métodos pedagógicos utilizados na graduação médica. O objetivo a ser atingido é deslocar o ensino/aprendizado na lógica baseada na transmissão de conhecimento para a lógica centrada no aprendizado do que é mais importante para a formação geral do médico;

·         O método pedagógico central é a exposição do aluno, desde o primeiro dia de aula, a problemas reais de saúde de pessoas e comunidades, de complexidade compatível com o momento do curso e em diversos cenários de atendimento (unidades básicas de saúde, PSF, creches, asilos e escolas, ambulatórios, hospital secundário e hospital terciário, unidades de internação, unidades de emergência e de terapia intensiva). Nesse sentido, há diminuição progressiva de atividades teóricas, com grupos maiores de alunos e sua substituição por atividades práticas, em grupos menores e com atendimento supervisionado;

·         Estratégias pedagógicas que favoreçam a auto-aprendizagem: buscando motivar os estudantes para procura ativa de informações, e aprendizagem em contexto da prática profissional através de perspectiva tanto problematizadora (situações reais). Isso objetiva a possibilidade de formação mais individualizada e, também, propicia responsabilidade crescente do graduando com seu processo de formação;

·         Identificação do aluno, isto é, tirá-lo do anonimato, recuperando a relação professor/aluno. A relação mais próxima entre professores e alunos está sendo atingida com o ensino em pequenos grupos de tutoria, estágios supervisionados, atividades de iniciação científica e de atendimento pedagógico supervisionado no NEIC;

·         Tempo pró-aluno: valorizam-se espaços na organização curricular para que os estudantes possam dedicar-se a atividades de estudo, reflexão ou lazer;

·         Módulo eletivo no internato: pretendendo a formação diferenciada a partir do interesse do graduando de forma a propiciar o aprofundamento e/ou a atualização do conhecimento teórico-prático em área de maior interesse do aluno;

·         Incentivo ao auto-aprendizado através de atividades complementares eletivas: iniciação científica, iniciação profissional, disciplinas optativas, ligas acadêmicas, estágios supervisionados e extensão de serviços à comunidade, visando preparar os  alunos para vivenciar situações reais de aprendizagem e para desenvolver um processo de educação para a área de saúde;

·         As disciplinas optativas são oferecidas através de conteúdos complementares de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Informática Aplicada à Saúde (de função niveladora) e Libras com a carga horária de 40 horas cada;

·         Disponibilização de disciplinas optativas médicas como ação de flexibilização curricular e na participação do corpo discente na construção do curso e no desenvolvimento do PPC;

·         Com relação aos conteúdos complementares sobre Libras, de acordo com o Art. 3º do Decreto nº. 5.626/2005 que trata a matéria: Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

3. Matriz Curricular

Clique aqui para fazer o download da tabela de disciplinas e componentes curriculares.

Matriz Curricular 01 – Vigente até 2021.2

Matriz Curricular 02 – Implementada em 2022.1

4. Recursos disponíveis para ministrar as aulas

Todas as salas de aula do curso de graduação em Medicina estão implantadas de modo satisfatório e equipadas, segundo a finalidade didática, em termos de mobiliário e equipamentos específicos. Diariamente são executados serviços de limpeza e manutenção, que colaboram na conservação dos móveis, pisos e recursos didáticos existentes.

As salas de aula são equipadas com são equipadas com quadro branco, computador, datashow, tela de exposição e ar condicionado, possuem mesas e cadeiras em formato anatômico para garantir o conforto do aluno (destros e canhotos), além de uma luminosidade adequada para as práticas pedagógicas.

O ambiente das salas de aulas da FACENE/RN também é coberto pela rede wi-fi da Instituição, possibilitando que a tecnologia, e os recursos online provenientes dela, também façam parte da diversidade pedagógica. Lembramos que todos os computadores contam com entrada USB para pen driver, HDMI e Internet com tecnologia Wi-Fi. As salas de aula são identificadas com numeração sequencial.

Como salas de aula inovadoras a FACENE/RN conta com o Ambiente de Metodologias Ativas, o Auditório de Habilidades Clínicas, a Sala do Futuro e a Sala de aula interativa.

5. Laboratórios para aulas práticas

O Curso de Medicina da FACENE/RN dispõe dos laboratórios de ensino relacionados como específicos do Curso, equipados com todo o material necessário para o desenvolvimento de aulas teórico-práticas. Para o desenvolvimento de aulas práticas são informados no cronograma e plano de curso de cada módulo, o dia, horário e material necessário para a realização das atividades. A estruturação de funcionamento dos laboratórios conta com a assessoria permanente de funcionários exclusivos, para preparação do material a ser utilizado nas aulas e manutenção e conservação de todos os equipamentos e instrumental utilizado.

Os discentes também dispõem de espaço de aprendizado independente nos laboratórios, fora do horário das aulas, para o qual contam com a assessoria dos monitores dos conteúdos que pretendem estudar. Para tanto, agendam a solicitação do laboratório e material na Secretaria, para prática e estudo das disciplinas ministradas pelos docentes da IES, acompanhados de monitores e técnicos responsáveis pelos laboratórios. Ficam registrados no controle do laboratório todos os procedimentos e frequência de discentes e monitores.

6. Portarias referente ao Curso

Portarias do MEC

Clique aqui para fazer o download da Portaria de Autorização número 833 de 28 de novembro de 2018

7. Coordenação do curso

Apresentação do Coordenador de Curso:

O coordenador do curso de Medicina da FACENE/RN é o prof. Me. Jiliélisson Oliveira de Sousa. O professor é bacharel em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba em 2012, especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e em Anestesiologia pela Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (2017). Mestre em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em 2019 e doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Possui experiência profissional em medicina (12 anos), exercendo a especialidade de Anestesiologia no Hospital Regional Tarcísio Maia desde 2017. Exerceu atividades acadêmicas na disciplina Farmacologia Aplicada e internato em Clínica Cirúrgica como professor temporário na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, entre 2018 e 2020. Atualmente é docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (FACENE/RN) desde de 2020, lecionando no módulo Semiologia Médica dos Sistemas entre 2020 e 2022 e atua desde 2021 no módulo Técnica Operatória, e desde 2022 no módulo do internato de Medicina da Família e Comunidade, sendo o orientador dessa área.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5072089003169350

Telefone: (84) 3312-0143

E-mail institucional: coordenacaoomedicina@facenemossoro.com.br

7.1. As ações do (a) Coordenador (a) e da equipe

A atuação do Coordenador de Curso, de acordo com o Regimento Interno da FACENE/RN inclui:

·         Cumpre e faz cumprir decisões, resoluções e normas emanadas do Colegiado de Curso e dos órgãos superiores;

·         Convoca e preside as reuniões do Colegiado de Curso;

·         Mantém articulação permanente com todos os corresponsáveis pelo curso;

·         Solicita ao Diretor providências de interesse da Coordenação e do curso;

·         Cria condições para orientação e aconselhamento dos alunos;

·         Supervisiona o cumprimento da integralização curricular e a execução dos conteúdos programáticos e horários do curso;

·         Homologa o aproveitamento de estudos e a adaptação de componentes curriculares;

·          Exerce o poder disciplinar no âmbito do curso;

·         Acompanha e avalia a execução curricular;

·         Encaminha ao CTA propostas de alterações do currículo do curso;

·         Propõe alterações nos programas dos conteúdos, objetivando compatibilizá-los entre si, bem como com os objetivos do curso;

·         Exerce a coordenação da matrícula no âmbito do curso e em articulação com a Secretaria Geral;

·         Supervisiona e fiscaliza a execução das atividades de ensino e extensão programadas, bem como a assiduidade dos professores;

·         Apresenta, anualmente, ao Colegiado de Curso e à Diretoria, relatório de suas atividades e da Coordenação;

·         Sugere a contratação ou dispensa do pessoal docente, ouvido o Colegiado de Curso, e de pessoal técnico-administrativo;

·         Elabora o plano e o calendário semestral de atividades da Coordenação e do Colegiado; representa o Colegiado de Curso, onde se fizer necessário; tomar decisões ad referendum do Colegiado de Curso; cumpre e faz cumprir o Regimento da IES.

8. Forma de Ingresso no Curso:

8.1 Vestibular

O concurso vestibular é a principal via de ingresso no curso. O processo seletivo é aberto a candidatos que tenham escolarização completa de nível médio. É destinado a avaliar a sua formação, classificando-os dentro do limite de vagas disponíveis para o curso. É realizado duas vezes ao ano e suas normas são informadas em edital e no Manual do Candidato.

8.2 Transferência espontânea de outras IES e ingresso de Graduados

É destinada a alunos de outras Instituições de Ensino Superior que queiram se transferir para o Curso de Medicina da FACENE/RN, oriundo de outro curso de medicina. O requerimento de matrícula por transferência é instruído com a documentação exigida edital específico, além do histórico escolar do curso de origem, programas e cargas horárias das disciplinas/módulos neles cursadas, com aprovação.

A transferência será aceita desde que haja vaga e que o interessado participe do concurso de seleção para se transferir para a FACENE/RN, conforme edital a ser divulgado no site.

8.3 Transferência ex officio

Aos estudantes servidores públicos, civis ou militares, e familiares, com mudança domiciliar obrigatória por força de remoção ou transferência funcional, vindos de outra Instituição de Ensino Superior, independentemente de vaga ou de época, é assegurado ingresso na Faculdade após análise, pela assessoria jurídica da IES, de documentação comprobatória apresentada pelo candidato.

9. Encargos referentes às taxas e mensalidades do Primeiro e do Segundo Semestre de 2024

R$ 10.410, (Dez mil quatrocentos e dez reais).

10. Taxas Acadêmicas

FORMAS DE REAJUSTE DOS ENCARGOS FINANCEIROS

·         Planilha de custos para ajustamento de valores;

·         Índice inflacionário;

·         Investimento-reagente anual. 

11. DOCUMENTOS

Regimento Interno FACENE/RN

Manual do Aluno

Manual do Professor