O PERFIL DO BIOMÉDICO A SER FORMADO:
Inserida em um contexto plural/multicêntrico e acompanhando progressivamente o desenvolvimento humano e tecnológico em saúde a FACENE/RN projeta a formação de egressos/profissionais como preconizado em diretriz curricular: com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com capacidade para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual (Resolução CNE/CES nº 2, de 18 de fevereiro de 2003).
Na perspectiva da construção de um profissional que apresente competências e habilidades múltiplas com bases fundamentadas no ensino e pesquisa é implantado, em 1966, o primeiro Curso na Escola Paulista de Medicina, com o nome na época de “Ciências Biológicas – Modalidade Médica” ou como era mais conhecido “Ciências Biomédicas”.
Em seguida outros centros universitários passaram a implantar o curso, como UFRJ (1967), USP (1967), UNESP (1967) e UFPE (1968), na perspectiva de também formar egressos/profissionais atualizados e exclusivamente dedicados aos novos avanços da saúde.
Dotado de saberes relacionados a diversas ciências, como: Ciências biológicas e da saúde, Ciências Exatas, Ciências da Biomedicina e Ciências Humanas e Sociais é, referente a esta última que, aqui, chama-se especial atenção. São as ciências humanas e sociais que impulsionam os sentimentos do profissional de Biomedicina e, desta forma, levam-nos a exercer o mais alto padrão de qualidade nos serviços.
A consolidação da categoria ocorreu com a regulamentação da profissão por meio da Lei 6.684 de 03 de setembro de 1979, que, além de regulamentar, cria os Conselhos Federal e Regionais e dispõe sobre a competências de atuar em equipes de saúde, a nível tecnológico, nas atividades complementares de diagnóstico (Artigo 4º).
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Biomedicina pauta-se, fundamentado em diretriz curricular, em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido e dirige sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Dessa forma, embasada em tais princípios e com missão de fortalecer e ampliar o fluxo de informações em ciências da saúde, contribuindo para o desenvolvimento da saúde e da qualidade de vida das pessoas e, assim, proporcionando transformação profissional, pessoal e social dos discentes e outros atores envolvidos no processos ensino-aprendizagem, a FACENE/RN além de entender a educação como um dos pilares de transformação social, orienta as ações por meio dos seguintes princípios:
Não obstante, a IES articula os vários saberes necessários para entender o homem em suas múltiplas necessidades relacionadas aos aspectos sociais, econômicos, culturais, éticos, afetivos, relacionais e os biológicos, guiando-se por princípios pedagógicos gerais, dentre os quais pode-se destacar:
ESTRUTURA DO CURSO
Visando sólida formação do egresso/profissional de Biomedicina na FACENE/RN, o curso é desenvolvido em meio a um modelo de ensino-aprendizagem que valoriza os saberes em ação, em que os conteúdos construídos em salas de aula são aplicados, desde o 1º semestre de forma integrada inter e transdisciplinarmente, em campo (escolas, comunidades, hospitais, indústrias e outros), contribui para a articulação com os princípios norteadores do curso, garantindo um ensino crítico, reflexivo e criativo, o que proporciona a construção do perfil almejado.
Além do fomento às ações discentes para com o desenvolvimento de conhecimentos teórico-práticos na IES, coloca-se a disposição a participação plena na sociedade e, desta forma, estimula-se os discente a refletir sobre a realidade social e a aprender a aprender, a conhecer, a ser, a fazer e a viver juntos.
Tal estrutura favorece e valoriza as dimensões éticas e humanísticas, criando as bases necessárias para os discentes desenvolverem atitudes orientadas para a cidadania através de estímulo à dinâmicas que favorecem a construção de diálogos coletivos e relações interpessoais.
Gerais:
Dentre os objetivos gerais, preconizados em diretriz curricular, estão dotar o egresso/profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:
– Atenção à saúde;
– Tomada de decisões;
– Comunicação;
– Liderança;
– Administração e Gerenciamento;
– Educação permanente;
Específicos:
Dentre os objetivos específicos, também preconizados em diretriz curricular, estão dotar o egresso/profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:
I – respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
II – atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
III – atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
IV – reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
V – contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
VI – exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
VII – emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
VIII – conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
IX – realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
X – realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;
XI – atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
XII – realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
XIII – atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
XIV – exercer atenção individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;
XV – gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
XVI – atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;
XVII – assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
XVIII – avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
XIX – formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;
XX – ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
XXI – exercer, além das atividades técnicas pertinentes a profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.
– Metodologias modernas para construção do processo ensino-aprendizagem;
– Atividades em campo desde o primeiro período;
– Integração de conteúdos por meio de atividades inter e transdisciplinares;
– Uso de ambiente virtual e de tecnologias de informação e comunicação para auxiliar as construções dos conhecimentos;
– Matriz diferenciada e integrada;
– Disciplinas especiais: Meio ambiente, Toxicologia e Perícia criminal são exemplos;
– Professores Mestres, Doutores e Especialistas;
– Curso em 3 anos;
Portaria no 818, de 29 de outubro de 2015
Almino Afonso de Oliveira Paiva;
Biomédico Patologista Clínico – CRBM 6711
Doutor em Bioquímica
Link lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216632E4
R$ 1.811,00 (Um mil oitocentos e onze reais).