PROJETOS

PROJETOS VINCULADOS AO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DA FACENE/RN -PROICE 2024

 

Descomplicando o diagnóstico de lesões orais – Projeto de extensão

 

Objetivo geral:O projeto tem como objetivo diagnosticar e conscientizar a população acerca das alterações do aparelho estomatognático, oferecendo tratamento e resolução perante as queixas dos pacientes. 

Descrição: O diagnóstico de alterações orais inclui neoplasias malignas, alterações de desenvolvimento, doenças vesiculobolhosas, lesões potencialmente malignas, ardor bucal, entre muitas outras patologias. Mesmo com duas propedêuticas na matriz curricular, vê-se que o tempo de carga horária de 120h ainda é pouco diante de tão vasto conteúdo e com tantas aplicações clínicas. O presente projeto de extensão visa aprofundar teoricamente e aplicar tais conteúdos na prática clínica em um momento voltado apenas para a análise dos casos, em que o professor discute as hipóteses diagnósticas e estimula o discente a pesquisar acerca de cada caso clínico. O professor com especialidade em Patologia Oral pode ensinar as características que diferenciam as lesões, contribuindo para o conhecimento de uma área vasta e pouco explorada. Assim, os discentes podem ter contato com a clínica voltada apenas para a estomatologia, além de conhecer sobre as possibilidades de enveredar pela área da Patologia oral. Ademais, a população será beneficiada com a organização de uma clínica voltada apenas para diagnóstico, serviço oferecido apenas pelo CEO de Mossoró. Com a divulgação da criação dessa nova clínica, os pacientes poderão ter mais oportunidade para atendimento.

 

Perio em dia - Projeto de extensão



Objetivo geral: Desenvolver atividades clínicas, educacionais e cientificas voltadas para o atendimento do paciente com periodontite previamente tratado e inseri-lo na terapia de suporte periodontal, contemplando assim a fase de manutenção do planejamento integrado. 

 

Descrição: A ideia do projeto “Periodontia em dia “surgiu como uma forma de acompanhar os pacientes na terceira fase do tratamento periodontal, onde aqueles com quadros estáveis seriam mantidos no estado de equilíbrio em saúde bucal, uma tendência de promoção em saúde, que surge na pesquisa, transcende os atendimentos médico-odontológicos e muda a estrutura de comportamento social, incentivando a prevenção. O projeto, em sua concepção básica dos objetivos da extensão universitária, traz oportunidade de apoiar asociedadeeincentivaraosindivíduosmonitoradosdentrodesuasatividadesacercadaimportânciadasaúdebucalnocontexto da qualidade de vida como um todo. Visto que o município de Mossoró/RN e região possui dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), eles acumulam uma grande demanda reprimida de procedimentos periodontais especializados por atenderem Mossoró. Percebe- se a necessidade de ampliar e integrar as ações de saúde prestadas à nossa comunidade. Para isso, este projeto oferecerá assistência odontológica especializada em procedimentos básicos de manutenção (TSP), cirúrgicos periodontais e de educação em saúde aos pacientes encaminhados da própria Clínica-Escola da Facene-RN e da rede pública de saúde de toda a região. O projeto será desenvolvido na Clínica-Escola de Odontologia da instituição e busca acabar com a dificuldade encontrada pelos pacientes na conclusão de seus tratamentos e na inserção em programas de manutenção periodontal.

 

Gamificação como estratégia de motivação e envolvimento dos alunos no Processo de ensino e aprendizagem na educação superior em cursos na área da saúde – projeto de extensão/pesquisa.

 

Projeto 1 – extensão.

 

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO EM SAÚDE

 

Projeto 2 – pesquisa.

 

IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO NA EXPERIÊNCIA E DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE MEDICINA

 

Objetivo geral: Criar atividades educacionais gamificadas que sejam relevantes e envolventes para os alunos dos cursos na área da saúde na FACENE/RN. 

 

Descrição: Os cursos da FACENE/RN se apresentam como um ambiente propício para a implementação da gamificação, que envolve a aplicação de técnicas de jogos em contextos não tradicionalmente associados a eles, em especial por existir componentes curriculares integrados entre os cursos. Dada a popularidade da linguagem dos games entre os alunos, especialmente considerando a natural afinidade das novas gerações brasileiras com entretenimento digital e o uso cotidiano de dispositivos eletrônicos, a gamificação surge como uma abordagem promissora. A motivação subjacente a este projeto reside na busca pela resposta à seguinte pergunta: quais as abordagens mais eficazes para promover um engajamento mais profundo dos alunos dos cursos da área da saúde da FACENE/RN em sua trajetória universitária no “ciclo básico”? É crucial destacar que o pesquisador abordando esse problema carece de conhecimentos prévios sobre as necessidades emergenciais de cada curso, porém tem experiência no design e desenvolvimento de gamificações. Esse delineamento resulta de uma inferência racional dos objetivos, derivados do problema e respectivo cenário apresentado.

 

Facene em ação - Projeto de extensão

 

Objetivo geral - contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para a transformação da sociedade.

Descrição: Ao promover bases integrais de cunho estrutural para atividades de extensão em promoção, prevenção e reabilitação em saúde promovida por equipe multiprofissional/multidisciplinar docente e discente dos cursos FACENE/RN, este projeto de extensão possibilitará um maior alcance da oferta de serviços à comunidade, gerando benefícios para aquela que será atendida, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, proporcionará ao discente uma melhor compreensão acerca das necessidades acadêmicas quanto à multidisciplinaridade, trandisciplinaridade4 e multiprofissionalidade nas ações de saúde, o que contribui para a evolução do perfil profissional do graduando, que passa a compreender o seu papel na equipe multiprofissional, contribuindo para a melhoria na qualidade no atendimento de acordo com a legislação específica de cada curso.



PROJETOS VINCULADOS AO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DA FACENE/RN -PROICE 2023

 

Facene Antibullying -  Projeto de extensão

 

Objetivo geral: Desenvolver ações de prevenção e combate ao bullying na FACENE/RN e comunidade externa por meio de grupo de discussões, dinâmicas e oficinas. 

 

Descrição: O espaço acadêmico é responsável não só pela parte técnica, mas também do sujeito social, que se relaciona e impacta a realidade. Portanto, é preciso proporcionar na instituição provocações sobre diversas problemáticas do mundo e de seu contexto. Dessa forma, o projeto “Facene Antibullying” surge das seguintes questões: Existe bullying no ensino superior? Qual o impacto do bullying na vida das pessoas? Pretende-se desenvolver ações de diversas naturezas, como panfletos informativos, atividades para sensibilizar, encontros para discussões e estudo sobre a temática. Além disso, há a intenção do grupo em levar tal temática para outros espaços e diversos públicos para gerar debate e reflexão. As atividades serão desenvolvidas pensando na necessidade de cada ação ao decorrer do ano letivo. Porém no dia nacional do bullying pretende-se realizar uma ação de conscientização sobre o tema. Assim, este projeto se justifica pela importância de prevenir e combater o bullying na comunidade externa e acadêmica. Nesse sentido, o projeto Facene Antibullying é um projeto que trabalha aspectos necessários para a vivência em comunidade e possibilita aos alunos a transformação do meio, apresentando como benefícios: reflexões, empatia, acolhimento. Além da integração entre a FACENE/RN e a comunidade externa que possibilita mais experiências ao aluno e um olhar mais humano sobre o outro. 

 

Escolinha segura -  Projeto de extensão

 

Objetivo geral: Capacitar os professores e funcionários da Educação Infantil sobre intervenções em primeiros socorros.          

 

Descrição: Levando em consideração a magnitude dos números epidemiológicos atrelados aos acidentes na infância, com vasta ocorrência no contexto escolar, além do despreparo dos professores da Educação infantil frente aos eventos que necessitam de intervenções em Primeiros Socorros. Dessa forma, estabelece-se como objetivo capacitar os professores e funcionários de Unidades de Educação Infantil do município de Mossoró-RN sobre intervenções em primeiros socorros. O projeto será desenvolvido em duas etapas. A primeira para capacitação dos discentes selecionados que serão previamente selecionados a partir de uma seleção interna na faculdade e que envolve uma específica de Primeiros Socorros de múltipla escolha e uma entrevista com o coordenador do projeto. Após seleção, os discentes e o coordenador do projeto já se direcionam para as escolas cadastradas para uma primeira aproximação e planejamento das ações. Serão duas escolas no semestre em curso, uma pública e outra privada que contemplam a Educação Infantil no seu contexto. Os benefícios são alicerçados pela busca da formação complementar em atividades de extensão, ensino e participação na comunidade por parte dos discentes e ainda favorecimento da segurança escolar no que tange aos acidentes e necessidades de intervenções em primeiros socorros, já que o objetivo é capacitar professores e funcionários para salvar vidas quando necessário e que ainda vai contribuir com conhecimentos de atuação em primeiros socorros para esse público alvo.

 

Projeto de extensão teórico-prático para aprofundamento em Diagnóstico oral e Histopatologia - -  Projeto de extensão

 

Objetivo geral: O projeto tem como objetivo diagnosticar e conscientizar a população acerca das alterações do aparelho estomatognático, oferecendo tratamento e resolução perante as queixas dos pacientes. 

 

Descrição: O diagnóstico de alterações orais inclui neoplasias malignas, alterações de desenvolvimento, doenças vesiculobolhosas, lesões potencialmente malignas, ardor bucal, entre muitas outras patologias. Mesmo com duas propedêuticas na matriz curricular, vê-se que o tempo de carga horária de 120h ainda é pouco diante de tão vasto conteúdo e com tantas aplicações clínicas. O presente projeto de extensão visa aprofundar teoricamente e aplicar tais conteúdos na prática clínica em um momento voltado apenas para a análise dos casos, em que o professor discute as hipóteses diagnósticas e estimula o discente a pesquisar acerca de cada caso clínico. O professor com especialidade em Patologia Oral pode ensinar as características que diferenciam as lesões, contribuindo para o conhecimento de uma área vasta e pouco explorada. Assim, os discentes podem ter contato com a clínica voltada apenas para a estomatologia, além de conhecer sobre as possibilidades de enveredar pela área da Patologia oral. Ademais, a população será beneficiada com a organização de uma clínica voltada apenas para diagnóstico, serviço oferecido apenas pelo CEO de Mossoró. Com a divulgação da criação dessa nova clínica, os pacientes poderão ter mais oportunidade para atendimento.

 

Vida Ativa -  Projeto de extensão

 

Objetivo geral: Realizar práticas em saúde com um grupo de idosos que incentivem o envelhecimento ativo.

 

Descrição: A política nacional de atenção integral a saúde do idoso, assim como o estatuto do idoso, preconiza e incentiva a realização de atividades que estimulem sempre o envelhecimento ativo. O envelhecimento populacional no Brasil já é uma realidade, estudos indicam que a pirâmide etária tem a cada ano se modificado projetando cenários futuros onde a população idosa é majoritária. O processo do envelhecimento traz consigo alguns fatores que geram o sentimento de incapacidade e/ou mesmo o sedentarismo. Patologias mais recorrentes na geriatria estão ligadas principalmente a imobilidade, desconhecimento das condições de saúde e direitos do idoso dentre outros fatores.  O presente projeto no âmbito social apresenta benefícios como promoção de saúde, envelhecimento ativo. No contexto acadêmico possibilita experiência dos discentes com atividades em grupos com idosos e para o público externo traz benefícios para a saúde promovendo ações de interação social. O presente projeto nasce da necessidade de promover um envelhecimento ativo.

 

Periodontia em dia -  Projeto de extensão

 

Objetivo geral: Desenvolver atividades clínicas, educacionais e cientificas voltadas para o atendimento do paciente com periodontite previamente tratado e inseri-lo na terapia de suporte periodontal, contemplando assim a fase de manutenção do planejamento integrado. 

 

Descrição: A ideia do projeto “Periodontia em dia” surgiu como uma forma de acompanhar os pacientes na terceira fase do tratamento periodontal, onde aqueles com quadros estáveis seriam mantidos no estado de equilíbrio em saúde bucal, uma tendência de promoção em saúde, que surge na pesquisa, transcende nos atendimentos médico- odontológicos e muda a estrutura de comportamento social, incentivando a prevenção. O projeto, em sua concepção básica dos objetivos da extensão universitária, traz oportunidade de apoiar a sociedade e incentivar aos indivíduos monitorados dentro de suas atividades acerca da importância da saúde bucal no contexto da qualidade de vida como um todo. Visto que o município de Mossoró/RN e região possui dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), eles acumulam uma grande demanda reprimida de procedimentos periodontais especializados por atenderem Mossoró. Percebe-se a necessidade de ampliar e integrar as ações de saúde prestadas à nossa comunidade. Para isso, este projeto oferecerá assistência odontológica especializada em procedimentos básicos de manutenção (TSP), cirúrgicos periodontais e de educação em saúde aos pacientes encaminhados da própria Clínica-Escola da Facene- RN e da rede pública de saúde de toda a região. O projeto será desenvolvido na Clínica-Escola de Odontologia da instituição e busca acabar com a dificuldade encontrada pelos pacientes na conclusão de seus tratamentos e na inserção em programas de manutenção periodontal. 

 

Brinquedo terapêutico: o lúdico no hospital -  Projeto de extensão

Objetivo geral: Desenvolver brinquedos terapêuticos e alternativas lúdicas que auxiliem à criança em internação e/ou em atendimento em unidades de pronto atendimento. 

 

Descrição: As experiências de internações hospitalares de crianças costumam ser descritas como traumáticas, tanto para os pequenos como para seus cuidadores. Os vários procedimentos, em sua maioria invasivos, produzem medo, ansiedade, estresse e dor que não são bem compreendidos e aceitos pelas crianças por não compreenderem a situação estressante. Somado a esses fatores, tem-se o distanciamento da criança do seu lar intensificam o aparecimento de sinais depressivos, crises de ansiedade e choro recorrente.         A permanência em um ambiente hospitalar é muito difícil para qualquer pessoa, mas a criança vivencia uma internação de forma mais intensa, pois afasta a mesma do convívio familiar, rotina e amigos. Além de levá-la para um ambiente com pessoas diferentes e procedimentos invasivos, doloridos, com limitações e restrições comuns do processo de internação, fazendo a criança agir de maneira diferente e às vezes com agressividade e apatia. Diante disso, o lúdico tem papel fundamental de levar à essas crianças momentos de descontração e diversão. A utilização do “brincar” dentro do meio hospitalar é um artificio impar no cuidado de crianças internadas.  Brincadeiras e brinquedos podem auxiliar na comunicação, estimulando a criança a se expressar e enfrentar melhor as dificuldades causadas pela doença, expressando melhor seus sentimentos e recuperando-se mais rápido. O lúdico é uma valiosa ferramenta para a equipe de saúde, principalmente para o profissional de enfermagem, que está mais próximo a esses pacientes. 

 

Facene em ação - Projeto de extensão

 

Objetivo geral - contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para a transformação da sociedade.

Descrição: Ao promover bases integrais de cunho estrutural para atividades de extensão em promoção, prevenção e reabilitação em saúde promovida por equipe multiprofissional/multidisciplinar docente e discente dos cursos FACENE/RN, este projeto de extensão possibilitará um maior alcance da oferta de serviços à comunidade, gerando benefícios para aquela que será atendida, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, proporcionará ao discente uma melhor compreensão acerca das necessidades acadêmicas quanto à multidisciplinaridade, trandisciplinaridade4 e multiprofissionalidade nas ações de saúde, o que contribui para a evolução do perfil profissional do graduando, que passa a compreender o seu papel na equipe multiprofissional, contribuindo para a melhoria na qualidade no atendimento de acordo com a legislação específica de cada curso

 

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO VINCULADOS AO PROICE EM 2022

INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

 

ANÁLISE DOS EFEITOS BIOQUÍMICOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÓLEO DE LINHAÇA E/OU ÁCIDO ALFA-LIPÓICO PARA RATOS EM TRATAMENTO COM HALOPERIDOL

Os antipsicóticos, para tratar doenças como a esquizofrenia, de primeira geração são mais baratos e, portanto, continuam sendo fornecidos em sistemas de saúde e dentre estes o haloperidol é um dos mais usados no Brasil. O haloperidol pode levar ao aparecimento de síndrome neurológicas, além de alterações bioquímicas e hematológicas. Uma forma paliativa para mitigar os sintomas por controlar o componente oxidante da patologia é o uso de substâncias antioxidantes ), onde se destaca o ácido alfa-lipóico e o óleo de linhaça. ). Estes que além de terem funções antioxidantes, podem atuar sobre parâmetros bioquímicos e hematológicos. Portanto, este projeto tem como objetivo a avaliação de parâmetros bioquímicos e hematológicos de ratos tratados com haloperidol sob suplementação de óleo de linhaça e/ou ácido alfa-lipóico. A execução desse projeto possibilitará aos alunos terem acesso a metodologia de experimentação em uma realidade de manejo animal em contexto farmacológico, incentivando o raciocínio crítico, iniciação científica e um estímulo para os alunos, reduzindo assim as taxas de reprovação, retenção acadêmica e evasão.  Além disso, a execução desse projeto contribuirá para verificar os efeitos benéficos e deletérios do óleo de linhaça e ácido α-lipóico (ALA) para mitigar os efeitos adversos do haloperidol. Ao final do estudo, os resultados serão submetidos para publicação em periódico, contribuindo para divulgação em meio científico.

EXTENSÃO:

ESCOLINHA SEGURA

Levando em consideração a magnitude dos números epidemiológicos atrelados aos acidentes na infância, com vasta ocorrência no contexto escolar, além do despreparo dos professores da Educação infantil frente aos eventos que necessitam de intervenções em Primeiros Socorros,  estabelece-se como objetivo deste projeto de extensão capacitar os professores e funcionários de Unidades de Educação Infantil do município de Mossoró-RN sobre intervenções em primeiros socorros. O projeto será desenvolvido em duas etapas. A primeira para capacitação dos discentes selecionados que serão previamente selecionados a partir de uma seleção interna na faculdade e que envolve uma específica de Primeiros Socorros de múltipla escolha e uma entrevista com o coordenador do projeto. Após seleção, os discentes e o coordenador do projeto já se direcionam para as escolas cadastradas para uma primeira aproximação e planejamento das ações. Serão duas escolas no semestre em curso, uma pública e outra privada que contemplam a Educação Infantil no seu contexto. Os benefícios são alicerçados pela busca da formação complementar em atividades de extensão, ensino e participação na comunidade por parte dos discentes e ainda favorecimento da segurança escolar no que tange aos acidentes e necessidades de intervenções em primeiros socorros, já que o objetivo é capacitar professores e funcionários para salvar vidas quando necessário e que ainda vai contribuir com conhecimentos de atuação em primeiros socorros para esse público alvo.

FACENE ANTIBULLYING

O espaço acadêmico é responsável não só pela parte técnica, mas também do sujeito social, que se relaciona e impacta a realidade. Portanto, é preciso proporcionar na instituição provocações sobre diversas problemáticas do mundo e de seu contexto. Dessa forma, o projeto “Facene Antibullying” surge das seguintes questões: Existe bullying no ensino superior? Qual o impacto do bullying na vida das pessoas? Pretende-se desenvolver ações de diversas naturezas, como panfletos informativos, atividades para sensibilizar, encontros para discussões e estudo sobre a temática. Além disso, há a intenção do grupo em levar tal temática para outros espaços e diversos públicos para gerar debate e reflexão. As atividades serão desenvolvidas pensando na necessidade de cada ação ao decorrer do ano letivo. Porém no dia nacional do bullying pretende-se realizar uma ação de conscientização sobre o tema. Assim, este projeto se justifica pela importância de prevenir e combater o bullying na comunidade externa e acadêmica. Nesse sentido, o projeto Facene Antibullying é um projeto que trabalha aspectos necessários para a vivência em comunidade e possibilita aos alunos a transformação do meio, apresentando como benefícios: reflexões, empatia, acolhimento. Além da integração entre a FACENE/RN e a comunidade externa que possibilita mais experiências ao aluno e o um olhar mais humano sobre o outro.

FACENE EM AÇÃO

As instituições de ensino superior se constituem como em espaço privilegiado para a aproximação entre o ensino formal e o conhecimento popular, além disso, trazem consigo a responsabilidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para a transformação da sociedade.

Ao promover bases integrais de cunho estrutural para atividades de extensão em promoção, prevenção e reabilitação em saúde promovida por equipe multiprofissional/multidisciplinar docente e discente dos cursos FACENE/RN, este projeto de extensão possibilitará um maior alcance da oferta de serviços à comunidade, gerando benefícios para aquela que será atendida, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, proporcionará ao discente uma melhor compreensão acerca das necessidades acadêmicas quanto à multidisciplinaridade, trandisciplinaridade4 e multiprofissionalidade nas ações de saúde, o que contribui para a evolução do perfil profissional do graduando, que passa a compreender o seu papel na equipe multiprofissional, contribuindo para a melhoria na qualidade no atendimento de acordo com a legislação específica de cada curso.

IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA DE LIXO NA FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA CAMPUS MOSSORÓ_ RECICLA FACENE/RN

A Faculdade desenvolve um projeto sobre a importância da coleta seletiva no desenvolvimento de um ambiente sustentável, visando a mudanças de hábitos de consumo e de formação de novos valores em relação à reciclagem e sensibilização com o meio ambiente, no sentido de terem consciência da importância da separação de resíduos.

O projeto é intitulado Implantação da Coleta Seletiva de Resíduos Na Faculdade Nova Esperança Campus Mossoró/RN, e é realizado em parceria com a (Associação Comunitária Reciclando para a Vida – ACREVI) e tem como objetivos: Sensibilizar funcionários, alunos e servidores da instituição quanto à necessidade e importância da coleta seletiva de resíduos; Contribuir para a diminuição da poluição do solo, água e ar; Possibilitar a reciclagem de materiais que iriam para o aterro sanitário; Minimizar os impactos dos resíduos na saúde humana e do trabalhador; Promover a geração de renda com inclusão social através da participação dos catadores de materiais recicláveis e promover atividades socioeducativas.

É realizado um trabalho informativo para divulgação do projeto e conscientização de alunos, professores e pessoas que trabalham na instituição. Assim como é realizado o treinamento dos funcionários da limpeza. Os resíduos recicláveis são separados e armazenados em locais apropriados e recolhidos pela ACREVI (Associação Comunitária Reciclando para a Vida), associação especializada em reciclagem na cidade de Mossoró/RN.

Além de reduzir a poluição e o risco de problemas de saúde pela contaminação do ar, do solo e da água, e proporcionar a economia dos recursos naturais, a coleta seletiva também é uma opção de renda para muitas pessoas, permitindo a inclusão social por meio da participação de catadores de materiais recicláveis, ademais a coleta seletiva ajuda a aumentar a conscientização da população em relação ao consumo sustentável, a preservar o meio ambiente e tornar menor o custo da produção de outros materiais, se comparado com o da produção originada diretamente da matéria-prima virgem.

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO VINCULADOS AO PROICE EM 2020/2021

INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

 

1- ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO DE ALIMENTOS POR IDOSOS INSTITUICIONALIADOS DO MUNCÍPIO DE MOSSORÓ

O estado nutricional insatisfatório em idosos tem sido relatado como um dos principais fatores determinantes para o surgimento de doenças, para a instalação da incapacidade funcional e para o aumento da mortalidade nessa fase da vida. A alimentação tem grande contribuição para o desenvolvimento dessa condição. Diante disso, este projeto tem como objetivo analisar o estado nutricional de idosos da cidade de Mossoró/RN. Com o desenvolvimento deste projeto será possível identificar o estado nutricional e a ingestão alimentar dos idosos participantes, tendo em vista que o conhecimento destes dados permite traçar o perfil nutricional, sendo possível a partir disso, planejar metas e ações que possam melhorar tanto o estado nutricional quanto o consumo alimentar. Além disso, o desenvolvimento do projeto proporciona aos estudantes o contato com os aspectos da pesquisa e do atendimento nutricional.

2 – NÍVEL DE DOR, QUALIDADE DE VIDA E CAPACIDADE FUNCIONAL EM PACIENTES COM DORES CRÔNICAS

A dor é uma experiência vivenciada por quase todos os seres humanos, pois constitui um elemento de proteção contra agentes nocivos, sendo considerada um fenômeno subjetivo e multidimensional, que sofre influência de fatores individuais, culturais, sociais, psicológicos, ambientais e físicos. A ocorrência da dor gera impacto negativo na vida do indivíduo, ao passo que limita os aspectos pessoais, afetivos e laborais gerando uma sensação de incapacidade e muitas vezes distanciando o indivíduo da sua vida habitual. Diante disso, a presente pesquisa terá como objetivo avaliar o nível de dor, qualidade de vida e capacidade funcional em pacientes com dores crônicas para contribuir com as pesquisas da área, além de auxiliar no processo de implementação de medidas eficazes na prevenção dessa sintomatologia. Com isso, proporcionará mais um direcionamento para as medidas de intervenção à saúde com pacientes que apresentam dor crônica, gerando caminhos para intervenções que impactem positivamente na qualidade de vida da população que vive com dor crônica.

 

EXTENSÃO:

 

1 – NÚCLEO DE ESTUDOS EM FISIOLOGIA – NEFIS       

Os espaços dedicados a grupos de estudos científicos permitem aos alunos um ambiente rico de troca de experiências e desenvolvimento nos níveis pessoal, acadêmico e profissional. Ao promover momentos de discussão sobre fisiologia humana para os alunos dos cursos de graduação da FACENE/RN e incentivar a discussão de artigos atuais sobre essa temática, correlacionando os conhecimentos obtidos com a atuação multiprofissional, este projeto de extensão permitirá aos alunos um conhecimento mais próximo e atual da fisiologia humana, uma disciplina base e fundamental para que se possa desenvolver conhecimentos mais avançados nos diferentes cursos da área da saúde.  Além disso, aproximará o aluno da leitura científica, preparando-os para produções científicas futuras.

 

2 – PREVENÇÃO E PRIMEIROS CUIDADOS PÓS-TRAUMATISMO DENTAL EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA CIDADE DE MOSSORÓ-RN

O traumatismo dentário é o resultado de uma agressão externa de origem térmica, química ou mecânica aos tecidos dentários, periodontais e moles, que tem gravidade, intensidade e extensão variável, podendo tanto ser de origem acidental quanto intencional. A perda do tecido dental decorrente do traumatismo dental é uma situação que causa grande dano ao adolescente e seus familiares. Além do dano funcional e estético, a perda da estrutura dental causa grandes impactos psicológicos ao jovem, já que o mesmo se encontra numa faixa etária onde o sorriso é extremamente importante para o convívio social. Nesse sentido, ao realizar ações preventivas e educativas acerca dos cuidados pós-traumatismos dentais em adolescentes de escolas públicas e privadas da cidade de Mossoró-RN, o projeto apresenta grande relevância, uma vez que a realização de atividades voltadas à prevenção do trauma dental, desde o uso de dispositivos intra-orais em práticas esportivas/recreativas de maior impacto, bem como a capacitação dos professores e recreadores sobre as corretas condutas tomadas após o acometimento traumático, são de extrema eficiência na prevenção desses acidentes.

 

3- NUTRI EM AÇÃO

A ampliação da autonomia nas escolhas de alimentos implica no fortalecimento das pessoas, famílias e comunidades para se tornarem agentes produtores de sua saúde, desenvolvendo a capacidade de autocuidado e também de agir sobre os fatores do ambiente que determinam sua saúde, reforçando a responsabilização dos indivíduos no seu processo saúde-doença. Realizar atividades de educação alimentar e nutricional no contexto da promoção da saúde contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito dos seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, e estimula a busca de soluções e organização para ação individual e coletiva. Estas se inserem nas práticas de promoção de saúde por apresentar à população efeitos biológicos dos nutrientes no organismo, orientação alimentar, e, ainda, a preservação das propriedades nutritivas dos alimentos envolvendo as técnicas de preparo e armazenamento. Nesse sentido, o projeto apresenta grande relevância, pois propõe tratar por meio da educação alimentar e atendimento nutricional os fatores que contribuem para o surgimento das doenças crônicas não transmissíveis de forma a trabalhar educação e saúde como prevenção, promoção e recuperação da saúde, melhorando a qualidade de vida dos alunos e colaboradores da FACENE/RN.

 

4- FACENE EM AÇÃO

As Instituições de Ensino Superior se constituem como um espaço privilegiado para a aproximação entre o ensino formal e o conhecimento popular, além disso, trazem consigo a responsabilidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para a transformação da sociedade. Ao promover bases integrais de cunho estrutural para atividades de extensão em promoção, prevenção, proteção e reabilitação em saúde promovida por equipe multiprofissional/multidisciplinar docente e discente dos cursos FACENE/RN, este projeto de extensão possibilitará um maior alcance da oferta de serviços à comunidade, gerando benefícios para aquela que será atendida, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, proporcionará ao discente uma melhor compreensão acerca das necessidades acadêmicas quanto à multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e multiprofissionalidade nas ações de saúde, o que contribui para a evolução do perfil profissional do graduando, que passa a compreender o seu papel na equipe multiprofissional, contribuindo para a melhoria na qualidade no atendimento de acordo com a legislação específica de cada curso.