O Núcleo de Extensão e Iniciação Científica (NEIC) é um órgão suplementar da FACENE/RN, de natureza interdisciplinar, com funções de ensino, extensão e iniciação científica. Atualmente o núcleo é coordenado pela Professora Dra. Andréa Raquel Fernandes Carlos da Costa. E-mail para contato: neic@facenemossoro.com.br.
COORDENAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO: Os projetos de iniciação científica e de extensão são de autoria de docentes da FACENE/RN e financiados pelo Programa de Iniciação Científica e de Extensão da FACENE/RN (PROICE), havendo submissão de projetos e seleção de alunos anualmente.
EVENTOS CIENTÍFICOS: Promoção de eventos científicos que oportunizam a discussão atualizada de temáticas importantes na área da saúde e a apresentação de trabalhos científicos com publicação em Anais.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA COMUNIDADE: Realização de palestras educativas e atendimentos em saúde na comunidade, conforme solicitação prévia;
FACENE EM AÇÃO NO PROJETO VIVA RIO BRANCO: Participação da FACENE/RN no “Projeto Viva Rio Branco”, realizado em parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Mossoró. Essa atividade acontece no terceiro domingo de cada mês, sendo disponibilizados a população aula de dança, atividades físicas e atendimentos em saúde;
CAPACITAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO: Treinamento voltado aos alunos dos cursos ofertados na instituição com o objetivo de reforçar conhecimentos adquiridos nas disciplinas da graduação, tornando-os aptos a realizarem atividades em saúde oferecidas a comunidade externa, de acordo com a competência profissional exigida em cada curso;
UPDATE ACADÊMICO: Cursos oferecidos pelos professores da FACENE/RN com vistas a oportunizar a discussão de temáticas oportunas e complementares ao conteúdo curricular dos cursos;
IMERSÃO QUALIFICA: Consiste na realização de minicursos disponibilizados a alunos da FACENE/RN e à comunidade externa, com o objetivo de favorecer a qualificação profissional na área da saúde, conforme os cursos oferecidos na instituição;
VISITA TÉCNICA AOS LABORATÓRIOS DA FACENE/RN: Através das visitas, alunos de escolas de ensino fundamental, médio, escolas técnicas e instituições de ensino superior, do Rio Grande do Norte e de outros estados, têm a oportunidade de conhecer nossos laboratórios e instalações, além dos cursos de graduação oferecidos em nossa instituição;
TUTORIA: O NEIC disponibiliza de estrutura para realização de atividades complementares ao ensino como a tutoria . Metodologia ativa de ensino-aprendizagem que utiliza discussão de caso clínico norteada por um tutor, com a finalidade de instigar o “aprender a aprender”. Para tanto, estão disponíveis cabines equipadas com mesa, cadeiras e quadro branco para apoiar o estudo em grupo;
ORIENTAÇÃO DE PROJETO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC): Cabines destinadas à orientação dos projetos e Trabalho de Conclusão de Curso dos discentes pré-concluintes e concluintes da FACENE/RN.
LIGAS ACADÊMICAS: Auxílio no desenvolvimento dos processos administrativos referente às ligas acadêmicas da instituição e certificação.
CALOURO HUMANO:
O Calouro Humano é um projeto de “Trote Humanizado”, instituído na FACENE/RN desde 2007.1 que visa evitar os trotes violentos e constrangedores que se repetem em outras Instituições de Ensino Superior, sensibilizando os alunos quanto às carências, necessidades e dificuldades relacionadas à saúde através do conhecimento in locu dessas necessidades em uma ou mais instituições escolhidas para se desenvolver o projeto a cada semestre. Nesse sentido, o Calouro Humano tem como objetivos contribuir para a mudança comportamental de veteranos e de ideias acerca da imagem destrutiva que estudantes e sociedade têm sobre o trote, transformando-o em ações construtivas na promoção à saúde, levando o calouro a desenvolver atividades, tendo como perspectiva e voltando seu olhar à ajuda comunitária, através de doações, informações, contato humanizado, atividades lúdicas, teatro, música e entretenimento, o que pode envolver parcerias com empresas e convênios como forma de integração entre ensino, serviço e comunidade, no desenvolvimento do espírito de cidadania de cada um.