Na última sexta-feira (16) alunos da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) de Mossoró estiveram realizando uma visita a Fazenda Esperança na cidade de Serra do Mel. Uma comunidade terapêutica de tratamento e recuperação de dependentes químicos com uma filosofia de tratamento voltada para espiritualidade, convivência e o trabalho.
Durante a ocasião, os alunos do Curso Técnico em Reabilitação de dependentes químicos, sob acompanhamento e supervisão da professora Ítala Cordeiro promoveram atividades de terapia ocupacional, como a artesanato com jornais e pintura.
Segunda a professora, Ítala Cordeiro, a atividade de Terapia ocupacional foi promovida com o intuito de ajudar no processo de recuperação em que os acolhidos se encontram, um estímulo que tem grande importância nesse processo, além de incentivar a criatividade e a prática sustentável. A iniciativa também contribui para o aprendizado dos alunos, uma vez que proporciona um contato direto com o tratamento e a rotina de pacientes que possuem dependência química.
Fazenda Esperança
A unidade de tratamento conta com uma capela para momentos de oração, meditação e música. Além disso, o espaço conta com quadra de esportes, biblioteca, alojamentos. A comunidade é autossustentável e dispõe de padaria própria, horta orgânica, plantação de cajueiros, fábrica de doces e beneficiamento da castanha de caju. O programa de recuperação dura 12 meses, onde cada acolhido (paciente) tem atividades e responsabilidades. Cerca de 80% são recuperados após o tratamento continuam na fazenda como voluntários e monitores.