DIA DO HOMEM TRAZ ALERTA PARA CUIDADOS COM A SAÚDE

#

Nesta terça-feira (15) é comemorado em todo o Brasil o Dia do Homem. Embora seja uma data pouco divulgada, a Facene/RN chama a atenção no sentido de trazer à reflexão a falta de cuidados do homem com a saúde principalmente quando se trata de prevenção.

Segundo o Ministério da Saúde, os homens apresentam mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada e maior tendência à obesidade. Além disso, utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade, estão mais expostos aos acidentes de trânsito e trabalho, e encontram-se envolvidos na maioria das situações de violência. A Faculdade de Saúde de Mossoró, aproveita a data para lembrar de uma doença especifica que pode ser diagnosticada e precisa de atenção.

Câncer de Próstata

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

Diagnóstico de câncer de próstata

Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de

próstata sem sintomas.

Prevenção

Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames.