INCLUSÃO SOCIAL

#

Pensando na Inclusão Social, não apenas como conceito, mas como uma prática necessária aos profissionais de todas as áreas a FACENE/MOSSORÓ-RN, no semestre 2011.1 ofertou aos funcionários e professores o curso de LIBRAS, antes oferecido apenas aos alunos, como disciplina optativa. A idéia de capacitar, também, os funcionários e professores, surgiu da necessidade de comunicação com a professora da referida disciplina que é surda-muda. A iniciativa criou um espaço de comunicação e interação entre os professores das diversas disciplinas, possibilitando a discussão de metodologias inclusivas e um maior entendimento da “cultura surda”, seus valores e sua forma de apreender o mundo. A experiência foi tão positiva que outros professores e funcionários já se mostram interessados em fazer o curso, enquanto que os da primeira turma já pensam em fazer  nível 2.  O professor Eumendes Fernandes, aluno da primeira turma, já pode comprovar, em outros ambientes de trabalho, a importância de LIBRAS como segunda língua. Como enfermeiro, no HRWG, em Natal-RN, atendeu a um casal de surdos-mudos que não conseguia se comunicar com os atendentes do hospital.